FUNEV

(62) 3329-0850
EnglishFrenchPortugueseSpanish

Em alusão ao Dia Mundial do Transtorno Bipolar, lembrado anualmente em 30 de março, o Hospital Estadual de Anápolis Dr. Henrique Santillo (HEANA) promoveu nesta quinta-feira (31) uma palestra para conscientização de colaboradores.

Durante a ação, a médica do trabalho do hospital, Thayssa Faria Pinheiro Paixão, destacou as principais características do transtorno, como as fases eufórica e de rebaixamento de humor. A ação foi realizada pela Psicologia Organizacional, Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho (SESMT) e Comunicação da unidade.

“Foi uma palestra de conscientização a respeito do transtorno de personalidade bipolar, a palestrante falou sobre os sintomas, as fases de mania e de depressão, o diagnóstico e o tratamento”, explica Larissa de Morais, supervisora de Psicologia Organizacional.

“O intuito foi trazer luz ao tema e proporcionar conhecimento pra diminuir o preconceito e gerar empatia. Explicamos também como funciona o fluxo do hospital e que, caso a pessoa ou algum familiar apresente sintomas característicos do Transtorno Afetivo Bipolar, estamos à disposição para o encaminhamento à rede de saúde do município”, destaca ainda Larissa.

30/3– Dia Mundial do Transtorno Bipolar

A data é celebrada no dia do aniversário do pintor holandês Vincent Van Gogh, que foi diagnosticado, postumamente, como provável portador do transtorno. Segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), o transtorno afetivo bipolar atinge atualmente cerca de 140 milhões de pessoas no mundo e é considerada uma das principais causas de incapacidade.

O objetivo da celebração é chamar a atenção mundial para os transtornos bipolares, eliminar o estigma social e levar informação à população, educando e sensibilizando para a doença, que representa um desafio significativo para pacientes, profissionais de saúde, familiares e comunidade. (Fonte: Ministério da Saúde)

Skip to content