Como forma de capacitar as lideranças do Hospital Estadual Ernestina Lopes Jaime (HEELJ), a Fundação Universitária Evangélica (FUNEV) realizou na unidade o Programa de Desenvolvimento de Líderes. O primeiro módulo aconteceu em setembro, com o tema ‘Construindo líderes’, com as presenças da direção local e gestores de todos os setores. A ação é coordenada pelo setor de Gestão de Pessoas do hospital.

“O objetivo é desenvolver a liderança nas competências gerenciais definidas através de processos de pesquisa e análises, buscando sempre o alinhamento à identidade organizacional da FUNEV. Uma das principais metas é desenvolver pessoas capacitadas a atuar de forma ampla e coerente com sua função de líder”, explica Adriana Fleury Guimarães, coordenadora de Recursos Humanos do HEELJ.

“A FUNEV nos deu total apoio e autonomia para desenvolvermos o programa, que promove uma análise sobre as competências gerenciais dos setores e, ao mesmo tempo, é pensado para fomentar as potencialidades dos líderes da nossa unidade, sempre em consonância com os objetivos institucionais”, ressalta ainda Adriana Fleury. “Iniciativas como essa expressam a confiança da FUNEV em nosso trabalho. São muitos desafios, porém, a fundação compra a ideia e apoia e isso só gera credibilidade em nossa atuação e traz mais resultados”, acrescenta.

A Assessora de Comunicação da FUNEV, Hariane Rodrigues, ministrou uma palestra sobre a importância da Comunicação na Gestão de Pessoas. “A comunicação faz parte dos processos gerenciais em uma organização. Quando o fluxo de informações é assertivo, os processos, o atendimento e todo o funcionamento da unidade são otimizados”, destaca.

Para Hariane, “é essencial garantir o fluxo de informações correto em um hospital, tanto para preparar as equipes ao atendimento, quando para responder às demandas da população. Colaboradores bem informados sobre as diferentes variáveis que compõem a cadeia de atendimento com certeza prestarão um serviço melhor e mais eficiente”.

O Programa de Desenvolvimento de Líderes contará ainda com outros módulos – o cronograma prevê ações até agosto de 2023. Em cada uma das etapas haverá um tema relacionado às competências gerenciais, com metodologias voltadas ao desenvolvimento de pessoas.

João Pedro dos Santos, diretor executivo da FUNEV, pontuou que a fundação continuará investindo na capacitação dos gestores em todas as unidades geridas: “a padronização das informações contribui para aperfeiçoar todo o trabalho realizado nas unidades de saúde. Parabenizo toda a equipe do HEELJ por essa iniciativa. A Fundação Universitária Evangélica está à disposição e dará todo o apoio para essa e outras ações”.

O diretor do HEELJ, Joseval dos Reis Britto, ressaltou a importância do programa: “dentro do ambiente hospitalar, as informações circulam rapidamente. É necessário ter equipes preparadas para aprimorar a assistência e todos os demais processos. Ficamos muito satisfeitos com os resultados da última palestra e estamos na expectativa para as próximas ações”.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.